Ateliê Sagitário

Apliques de Glitter

Apliques de Glitter

Oi pessoal,

Estava com saudades deste meu cantinho tão especial. De baterias recarregadas e um turbilhão de idéias na cabeça…este é o primeiro post de 2016!

Pensando na volta às aulas, vou começar por apliques de glitter. Estes dão um charme todo especial às peças, porém, o preço das cartelas não é muito atraente.

Como gosto de procurar alternativas, acabei criando os meus próprios apliques, de uma maneira bem simples.

Basta misturar, muito bem, 1/2 xícara de cola branca e 3 colheres de sopa (aquelas de mãe) de glitter, despejar em uma placa de vidro e aguardar a secagem.

Com esta proporção obtive uma placa de 25x25cm. Tomando como base a utilização do furador para scrapbook com medida de 2,5cm, é possível obter 100 flores. Sendo assim, R$0,02 o custo unitário. Com uma rápida pesquisa pude encontrar a mesma flor sendo vendida à R$ 4,90 (a unidade).

Gostei muito do resultado, principalmente, porque possibilta vários tipos de cortes ou recortes. É possível cortar com tesoura ou estilete, furadores para scrapbook e máquinas de corte (Big Shot).  Seu uso é infinito e pode ser aplicado sobre diversos materiais, tais como; tecido, metal, MDF, isopor, vidro, etc. Aqui cabe uma ressalva: estes apliques não podem ser lavados.

Para quem pretende fazer para utilização nos próprios trabalhos ou comercializar é importante saber a diferença de cada tipo de glitter  (“pequenos flocos plásticos ou metálicos que  brilham, refletindo a luz das suas inúmeras superfícies criadas, fazendo com que o material seja mais reflexivo que a matéria prima”) disponível no mercado:

Glitter Escolar – indicado para uso em trabalhos escolares. Proporciona brilho e alegria. Não é compatível com o uso de solventes. Pode ser usado sobre papel, isopor, papelão, etc. . Sua fixação pode ser feita com cola branca ou fixa gliter.

Glitter Easy – a principal vantagem é a embalagem com aplicador, o que facilita o uso. Ideal para decorar papéis de scrapbook, tecido, gesso, cerâmica, MDF, etc. Também pode ser utilizado em maquiagens.

Glitter Poliester – Possui brilho intenso e é indicado para tecidos, scrapbook (acid free), EVA, TNT, isopor, etc. Resistente à verniz e tinta.


Ficarei muito feliz com sua opinião, crítica, elogio e participação.

Bjsss e até o próximo.

Leave a Reply