Ateliê Sagitário

Pantone cores 2016

Pantone e as cores de 2016

Pantone

A Pantone foi fundada por Lawrence Herbert em 1962 e sediada em New Jersey. É famosa por seu sistema numérico de escala de cores que dita tendência na industria da moda e em todas as áreas de design ao redor do mundo.

As cores de 2016

Pela primeira vez, a Pantone elege dois tons como as cores do ano: ROSE QUARTZ e SERENITY.

O Rose quartz – um tom de rosa bebê – reforça a auto-aceitação, incentiva o romantismo e a ternura. É persuasivo, porém suave.

Já o serenity é um tom de azul com efeito calmante, que traz sensação de alívio e serenidade. Sentimentos estes, bastante necessários em tempos turbulentos como os atuais.

Pantone cores 2016

Pantone cores 2016

Para além disso, também reafirma a recente desconstrução da associação de cores à gêneros. Há algum tempo temos visto isso na moda: o azul e o rosa sendo usados para homens e mulheres sem nenhuma distinção. Tendo causado, inclusive, diversas outras áreas, no concernente à escolha de tons predominantes.

Coincide, também, com os movimentos sociais de igualdade de gênero e fluidez que têm intensificado-se por todo 2015. Reflexo de uma geração que faz uso da cor como uma forma de expressão, tem menos “preocupação” sobre estereotipos ou julgamentos.

E no artesanato?

Enquanto arte, é consideralvelmente influenciado pelas escolhas anuais da Pantone.

Os tons pastéis, escolhas para 2016,  já são muito utilizados no artesanato. São delicados e sutis, sem deixar de serem enérgicos.

Para os amantes do scrapbook, por exemplo, o estilo shabby chic é perfeito. Mas em todos os tipos de artesanato é possível utilizar acessórios e enfeites que se enquadrem nestes tons tão apreciados.

Ao longo de todo o próximo ano, tentarei dar ênfase a estes tons nos vídeos divulgados no canal e nos posts do blog,  para trazer idéias de como aplicá-las de uma forma diferente.

Leave a Reply