Ateliê Sagitário

Profissionalizando o artesanato

Profissionalizando o Artesanato – Controle de Estoque

Controlar o estoque de produtos artesanais não é complicado, mas é um pouco trabalhoso e requer disciplina.

Quantas vezes você já não se deparou com materiais que já nem lembrava mais que tinha?

Vamos tomar como exemplo o Natal, que terminou a pouco. Você já guardou os materiais alusivos a ele.  Sabe dizer quais materiais foram estocados? Quais poderão ser reaproveitados este ano? Quais terão que ser reciclados?

Isto porque estamos falando de uma única data. Mas temos também as famosas vendas sazonais (que ocorrem em certa época do ano): como a Páscoa, Dia das Mães, etc. Portanto, o controle de estoque é de fundamental importância em qualquer tipo e tamanho de empresa.

Um estoque bem organizado, evita, por exemplo: compras por impulso, compras desnecessárias, comprar porque talvez um dia possa usar.

Investimento feito em estoque se não for para ser utilizado a curto prazo, é prejuízo. Você investiu um valor que poderia ter sido aplicado, mesmo que na poupança; e que lhe traria algum rendimento, sem contar o próprio espaço que ocupa.

O ideal é ter o mínimo possível para que sejam providenciadas as amostras para aprovação do cliente. E, na confirmação do pedido, adquirir a quantidade necessária dos materiais.

Existem várias formas de controlar o estoque. Pode-se utilizar uma planilha do Excel ou até mesmo  um caderno comum. O mais importante é anotar, a cada transação, as entradas e saídas da matéria prima e/ou do produto acabado.

Abaixo exemplo de uma planilha bem simples para você se animar a controlar o estoque do seu ateliê.  Aproveite e enfeite o seu caderno com lacinhos, apliques, adesivos, revista a capa com tecido, com certeza  vai ficar mais prazeroso o controle.

Planilha Controle Estoque

 

Para baixar esta planilha, clique aqui.


Beijosss e até o próximo.

Leave a Reply