Ateliê Sagitário

Scrap Decor, Scrap Festa e Scrap Mixed Media

O post de hoje será voltado às ramificações do Scrapbooking: Scrap Festa, Scrap Decor e Scrap Mixed Media. Pretendo explicar, brevemente, do que se trata e passar algumas dicas rápidas.

Scrap Decor

É o uso da técnica do scrapbooking para decorar objetos como caixas MDF, papelão, porta-retrato, porta-lápis, entre outros.
Calendário Scrap Decor Ateliê Sagitário

Calendário Scrap Decor (peças confeccionadas pelo Ateliê Sagitário)

Scrap Festa

Preenche decorações de festas e eventos com harmonia e delicadeza, trazendo consigo o diferencial de poder ser totalmente personalizado.
Abrange desde os convites e lembrancinhas à decoração como um todo.
Os temas são bastante variados, porém, costumam ser bastante influenciados pela cultura pop. Sendo assim, com a proximidade de estréia de alguns filmes bem cotados, temas quase que clássicos estão em voga neste semestre: Malévola, A Bela e a Fera, Cinderela.
Esse é, porém, um ramo perigoso: se a sua intenção é fazer do scrap festa uma fonte de renda tenha em mente que há no mercado uma boa variedade de kits, à baixo custo, para decoração de festas. Tenha a certeza de que, para se manter conceituado, é necessário investimento em equipamentos que facilitem e diferenciem seu trabalho (como uma Silhouette), conhecimento de programas de criação e edição (como o Corel Draw) e idéias inovadoras. Além, é claro, de constante atualização e estudo. Mas isso é essencial à qualquer área.

Scrap Mixed Media

Ainda pouco difundido no Brasil, consiste na combinação de materiais comumente utilizados no artesanato, com outros totalmente aleatórios em um único projeto. Caixa de papelão rasgada, páginas de livros, ponteiros de relógio, dedal, botões, folhas secas, gravetos, chaves, são alguns dos objetos que podem ser inclusos nestas peças. Em resumo, todo e qualquer objeto que possa ser fixado ao projeto, torna-se matéria-prima artesanal.
Mixed Media

Peça confeccionada com a técnica Scrap Mixed Media (fonte)

Se tiver curiosidade em saber mais sobre a história da técnica confira o post Scrapbook – Origem e Evolução.
Beijosss e até o próximo.

Leave a Reply